80% dos internautas brasileiros com smartphone já realizaram compras de produtos físicos através de apps. Neste grupo, que pode ser chamado de “consumidores móveis”, 61% afirmam que já fizeram compras através do WhatsApp e 45%, pelo Facebook Messenger. É o que revela nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil.

No caso do WhatsApp, provavelmente a maioria se refere a compras feitas em pequenos estabelecimentos comerciais, como restaurantes e padarias de bairro. Cabe lembrar que o pagamento efetivamente ainda não pode ser feito dentro do WhatsApp, mas isso talvez mude a médio prazo, pois o app vem testando uma solução de pagamento na Índia e o Banco Central brasileiro estudo a regulamentação do que chama de pagamentos instantâneos.

O WhatsApp aparece em sétimo lugar no ranking elaborado pela pesquisa dos apps mais frequentemente usados para comércio móvel no País, citado por 12% dos consumidores móveis nacionais como um dos três apps que mais utilizam para essa finalidade. À sua frente estão Mercado Livre, Americanas.com, iFood, AliExpress, Wish e Submarino, nesta ordem. A lista completa está disponível dentro do relatório, que pode ser baixado aqui.

A pesquisa também elaborou um ranking com os apps mais frequentemente usados no m-commerce nacional e monitorou o uso do smartphone para a compra/contratação dos seguintes produtos/serviços: corrida de táxi/carroparticular; delivery de comida; reserva de hospedagem; compra de ingresso de eventos; serviços de beleza. Confira alguns dos resultados no infográfico abaixo.

Foram entrevistados em agosto 2.069 internautas brasileiros que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.